Como ser eficiente, produtivo e assertivo diante de uma imensa quantidade de veículos e sistemas embarcados circulando pelas nossas ruas sem acesso a um conteúdo que sirva de suporte?
Boa Leitura!
O primeiro passo para começar a leitura do diagrama elétrico é a identificação do módulo.
Ele é representado por um retângulo cinza no centro da página que representa o módulo de controle principal do sistema abordado.
Ex.: ABS, Airbag, UCM e etc.
Ele estará identificado pelo nome localizado na parte superior.
O primeiro passo para começar a leitura do diagrama elétrico é a identificação do módulo. O segundo passo é identificar os pinos do módulo.
Eles indicam o conector (letras A, B, C…) e o endereço do pino (números).
Em seguida você irá se deparar com códigos junto aos fios que indicam a sua cor, no exemplo acima o fio em destaque tem a cor preta. Identifique como são representadas as demais cores na tabela abaixo:
AM | Amarelo |
AZ | Azul |
AZcl | Azul Claro |
AZes | Azul Escuro |
BG | Bege |
BR | Branco |
CZ | Cinza |
LI | Lilás |
LR | Laranja |
MR | Marrom |
PT | Preto |
RS | Rosa |
VD | Verde |
VDcl | Verde Claro |
VDes | Verde Escuro |
VI | Violeta |
VM | Vermelho |
BR/PT | Branco e Preto |
Em destaque segue o exemplo de um caso em que usamos as linhas coloridas. A seguir as identificações de cada uma delas:
Chegamos finalmente aos Sensores e demais componentes, nos próximos tópicos você irá encontrar as tabelas onde poderá consular simbologia e identificar o que significa cada um deles.
O Diagweb tem como padrão representar visualmente o aterramento sempre na parte superior esquerda e na sequência os positivos e os sensores. Do lado direito geralmente desenhamos os atuadores.
O diagrama elétrico representa um mapa das conexões elétricas entre componentes de um sistema. Saber ler e interpretá-lo representa maior eficiência na busca pela falha. Menor tempo no entendimento de um novo sistema e é indicativo da qualificação profissional do indivíduo.
A Oficina Conectada e o Diagweb, entende que é mais fácil compreender um sistema pela análise de cada componente do que o sistema como um todo.
Isto porque ao observarmos os diagramas elétricos veremos que alguns poucos tipos de sensores e atuadores montam os milhares de sistemas que se encontram disponíveis na frota de veículos no Brasil.
Preencha os dados para acessar gratuitamento o test-drive.
Acesso será liberado por confirmação no E-mail 📧 e Whatsapp
.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Falar com a Oficina Conectada
Quisque velit nisi, pretium ut lacinia in, elementum id enim.