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Sensor de Posição da Borboleta de Aceleração

O Sensor de Posição da Borboleta de Aceleração tem a função de identificar a posição angular da borboleta de acelerador, permitindo à Unidade de Controle do Motor (UCE) realizar estratégias especificas.

Conforme a utilização nos sistemas existentes ao nível Brasil, as seguintes categorias de sensores são mais utilizados:

  • Potenciômetro Simples.
  • Potenciômetro de dupla Pista.
  • Interruptor.

O princípio de funcionamento consiste em fazer com que o cursor de um potenciômetro (resistor que varia com o deslocamento de um cursor) seja o próprio eixo da borboleta aceleradora.

A unidade de controle do motor alimenta a resistência com tensão constante de 5V e o sinal é obtido pelo cursor.

O resultado é uma curva linear entre ângulo de borboleta vs resistência e também entre ângulo de borboleta vs tensão de saída.

Um potenciômetro simples não tem a sensibilidade necessária para definir os tempos de injeção e avanço durante as condições mais críticas de funcionamento do motor.

A solução encontrada foi a utilização de um potenciômetro de dupla pista.

Este potenciômetro, é na realidade dois potenciômetros ligados em parelelo e envoltos por uma mesma carcaça, além, de ter o eixo da borboleta como acionador mecânico dos dois cursores simultaneamente.

Modelo utilizado em sistemas de injeções mais antigas do tipo ângulo vs rotação.

Esta sensibilidade permite a UCE escolher com maior precisão os tempos de base de injeção no mapeamento especial específico durante as condições mais críticas de ação da pista 1 do potenciômetro.

A representação gráfica do sensor de posição da borboleta no Diagweb:

Teste de Tensão e Resistência do Sensor de Posição da Borboleta:

Quer aprender a testar os outros sensores? Clique aqui e baixe o conteúdo completo.

Créditos: Sete Produções, Fábio von Glehn e Pablo Eduardo
Edição e Adaptação: Pablo Eduardo;
Revisão: Witer Marcos;

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