Problema: Luz da injeção acesa, código de falha P0128: Mal funcionamento  na válvula termostática do sistema de arrefecimento.

Marca: GM Chevrolet
Modelo: Captiva
Motor: 2.4L
Sistema: Injeção Eletrônica
Fabricante: AC Delco

Problema: Luz da injeção acesa, código de falha P0128: Mal funcionamento  na válvula termostática do sistema de arrefecimento.

P0125: Temperatura insuficiente do fluído refrigerante para o controle de combustível em malha fechada.

Causa do Problema: Existe um anel de borracha na borda da válvula termostática, que deformou dando início a passagem de água fria pela borda da válvula termostática, a borracha estava danificada:

Solução: Após montar uma válvula termostática nova o código de falha desapareceu sem necessidade de reset.

Informações adicionais: Isso significa que o módulo de controle do motor detectou que o motor não atingiu a temperatura requerida, durante um tempo especificado após a partida do motor. A gravação do código P0128 pode indicar uma válvula termostática defeituosa.

Códigos de falha similares: P0125 Determina que o motor não atingiu a temperatura normal de trabalho, considera o intervalo de tempo que o veículo está com motor funcionando, os valores do sensor de temperatura do ar, os valores do sensor de temperatura da água e a velocidade do veículo. Provavelmente o condutor não perceberá perdas de dirigibilidade, a não ser a luz acesa no painel.

Outras causas possíveis para um código P0128 são:

  • Falta da válvula termostática;
  • Baixo nível do líquido do sistema de arrefecimento;
  • Vazamentos ou válvula termostática travada aberta;
  • Eletro-ventilador defeituoso (funcionando mais tempo que o necessário).

Gostou dessa dica, compartilhe com seus amigos mecânicos, tem alguma dúvida ou precisa de novas informações entre em contato no nosso Whatsapp (31) 2126-7007.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *