Em situações de falha na partida (motor não gira), esse diagrama ajuda na análise de possíveis áreas do circuito a serem investigadas. De acordo com o diagrama:
O relé de partida é comandado pela UCM de controle do motor através do envio de um sinal positivo.
O módulo de controle da carroceria (BCM) monitora o contato da chave de ignição através do terminal c15, que muda o status de sua tensão quando é acionado a partida (linha +50).
C15 = 0V | Chave desligada e fora do cilindro |
C15 = 12V | Chave desligada e no cilindro |
C15 = C22 | Chave na posição + 15 |
0V < C15 < C22 | Chave na posição + 50 |
Ao receber o sinal de partida, o módulo de controle da carroceria (BCM) envia a solicitação de partida a UCM de controle do motor via rede de dados.
Outros sinais de entrada necessários para o acionamento do relé de partida:
Sinal p/n de posição da alavanca do câmbio (modelos com transmissão automática);
Sinal +12v do interruptor de posição do pedal da embreagem (no caso do câmbio mecânico).
Para modelos com sistema de partida sem chave, o sinal do botão de partida é enviado a unidade de controle do sistema de partida sem chave, em seguida, à unidade de controle da carroceria (BCM) que o envia ao módulo de controle de motor via rede de dados.
É muito importante considerar que as principais causas de falha na partida (motor não gira), ainda estão relacionadas a:
- Bateria fraca, descarregada;
- Aterramentos deficientes por mal contato ou oxidações nos terminais do chicote;
- Cabo negativo da bateria com resistência excessiva;
- Motor de partida defeituoso.