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Neste artigo, abordaremos detalhadamente o processo de diagnóstico e testes do sistema ABS de um Renault Logan e Clio Authentique 1.0 12v 2020, dividido em três etapas essenciais.

Na primeira etapa, analisamos a alimentação elétrica do módulo ABS, utilizando o diagrama padronizado do Diagwebclique aqui para ler o conteúdo.

Nesta segunda etapa, analisaremos os sensores de velocidade das rodas. Esses sensores são vitais para o funcionamento do sistema ABS, ao fornecerem os dados necessários para monitorar e ajustar a velocidade das rodas durante a frenagem.

Explicaremos como testar esses sensores, identificar possíveis falhas e garantir que eles estão transmitindo dados precisos ao módulo ABS.

Os sensores de velocidade das rodas, também conhecidos como sensores de rotação, são responsáveis por medir a velocidade de cada roda individualmente. Eles enviam esses dados ao módulo ABS, que utiliza as informações para ajustar a pressão dos freios e evitar o travamento das rodas.

Com base no diagrama fornecido, analisamos as conexões e o funcionamento dos sensores de velocidade das rodas do tipo magneto resistivo.

  1. Sensor de Velocidade da Roda Dianteira Esquerda
    • Conexão:
      • Pino 1 (VD – Marrom): Conectado ao terminal 08 do módulo ABS (Sinal – MR)
      • Pino 2 (MR – Verde): Conectado ao terminal 19 do módulo ABS (Terra – PT)
  2. Sensor de Velocidade da Roda Dianteira Direita
    • Conexão:
      • Pino 1 (VD – Marrom): Conectado ao terminal 28 do módulo ABS (Sinal – MR)
      • Pino 2 (MR – Verde): Conectado ao terminal 18 do módulo ABS (Terra – PT)
  3. Sensor de Velocidade da Roda Traseira Esquerda
    • Conexão:
      • Pino 1 (PT – Preto): Conectado ao terminal 29 do módulo ABS (Sinal – MR)
      • Pino 2 (MR – Marrom): Conectado ao terminal 17 do módulo ABS (Terra – PT)
  4. Sensor de Velocidade da Roda Traseira Direita
    • Conexão:
      • Pino 1 (PT – Preto): Conectado ao terminal 01 do módulo ABS (Sinal – MR)
      • Pino 2 (MR – Marrom): Conectado ao terminal 02 do módulo ABS (Terra – PT)

Configuração do Multímetro:

Imagem ilustrativa.
  • Configure o multímetro para medir tensão DC (VDC).
  1. Teste de Sinal:
    • Desconecte o sensor do chicote do veículo.
    • Conecte a ponta de prova negativa do multímetro ao terminal de terra do sensor (pino 2) e a ponta positiva ao terminal de saída do sinal (pino 1).
    • Gire a roda manualmente.

O multímetro deve mostrar uma variação de tensão conforme a roda gira. Se, no entanto, não houver sinal ou se a leitura for inconsistente, isso indica um problema no sensor.

  • Teste de Continuidade:
    • Desconecte o sensor do chicote do veículo.
    • Meça a resistência entre os pinos 1 e 2 do sensor.
    • Leitura Esperada: A resistência deve estar dentro do intervalo especificado pelo fabricante. Leituras fora desse intervalo podem indicar um sensor defeituoso.
  1. Sinal Ausente:
    • Verifique se há continuidade no chicote do sensor. Um fio rompido pode causar a ausência de sinal.
    • Inspecione visualmente o sensor e a roda para garantir que não haja danos físicos ou sujeira.
  2. Leituras Erráticas:
    • Verifique a fixação do sensor e a proximidade com a roda dentada. Sensores soltos ou mal alinhados podem causar leituras erráticas.
    • Inspecione os conectores e cabos para garantir que não haja corrosão ou mau contato.
  3. Falhas Intermitentes:
    • Teste os sensores em diferentes condições de temperatura e operação. Sensores com falhas intermitentes podem funcionar corretamente em determinadas condições e falhar em outras.

Edição: Pablo Eduardo
Revisão Técnica: Witer Marcos

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