Neste artigo, abordaremos detalhadamente o processo de diagnóstico e testes do sistema ABS de um Renault Logan e Clio Authentique 1.0 12v 2020, dividido em três etapas essenciais.
Na primeira etapa, analisamos a alimentação elétrica do módulo ABS, utilizando o diagrama padronizado do Diagweb —
Na terceira etapa, realizemos uma análise com foco nas conexões entre o módulo ABS, a unidade de controle da carroceria (BCM), a tomada de diagnose e o interruptor do pedal de freio.
Conexões do Módulo ABS com a Unidade de Controle da Carroceria (BCM)
Conexões CAN
Os terminais 25 e 14 do módulo ABS estão conectados à unidade de controle da carroceria (BCM) através da rede CAN (Controller Area Network). A rede CAN é essencial para a comunicação entre os diversos módulos eletrônicos do veículo.
- Terminal 25 (CAN-H)
- Cor do Fio: BJ/BR (Bege/Vermelho)
- Função: Linha de alta velocidade da rede CAN, conectando o módulo ABS à BCM.
- Terminal 14 (CAN-L)
- Cor do Fio: AZ (Azul)
- Função: Linha de baixa velocidade da rede CAN, conectando o módulo ABS à BCM.
Essas conexões permitem a troca de informações críticas entre o módulo ABS e a BCM, garantindo a sincronização e coordenação de ações para manter a segurança e eficiência do sistema de frenagem.
Conexões da Unidade de Controle da Carroceria
Conexão com a Tomada de Diagnose
A unidade de controle da carroceria (BCM) também está conectada à tomada de diagnose. Essa conexão é crucial para a realização de diagnósticos e leitura de códigos de erro durante a manutenção do veículo.
- Tomada de Diagnose
- Pinos: 06 e 14
- Função: Permitir a comunicação entre o veículo e os equipamentos de diagnóstico externos, facilitando a leitura de dados e códigos de erro.
A tomada de diagnose possibilita que técnicos utilizem ferramentas de escaneamento para acessar informações armazenadas na BCM e outros módulos, ajudando na identificação e resolução de problemas.
Conexão com o Interruptor do Pedal de Freio
A BCM também está conectada ao interruptor de posição do pedal de freio, um componente fundamental para o sistema de frenagem e para a segurança geral do veículo.
- Interruptor de Posição do Pedal de Freio
- Conexões: F31i (alimentação) e F25i (alimentação via fusível)
- Função: Detectar a posição do pedal de freio e enviar sinais à BCM, que por sua vez repassa informações ao módulo ABS e outros sistemas.
Motivo da Conexão do Interruptor do Pedal de Freio ao Sistema ABS
A conexão do interruptor do pedal de freio ao sistema ABS é fundamental por várias razões:
- Sinal de Ativação do Freio:
- Quando o pedal do freio é pressionado, o interruptor envia um sinal à BCM e ao módulo ABS indicando que os freios estão sendo aplicados.
- Isso permite que o módulo ABS comece a monitorar a pressão de frenagem e ajuste conforme necessário para evitar o travamento das rodas.
- Coordenar Sistemas de Segurança:
- O sinal do interruptor do pedal de freio é utilizado por diversos sistemas de segurança, incluindo o ABS, o controle de tração e o controle de estabilidade.
- A sincronização entre esses sistemas é essencial para garantir uma resposta rápida e eficiente em situações de frenagem de emergência.
- Diagnóstico e Monitoramento:
- Durante o diagnóstico, o sinal do interruptor do pedal de freio ajuda os técnicos a verificar se o sistema de frenagem está respondendo corretamente.
- Anomalias no sinal podem indicar problemas no interruptor ou em outros componentes do sistema de freios.
Função do Interruptor do Pedal de Freio
O interruptor de posição do pedal de freio é responsável por detectar quando o pedal de freio é pressionado e enviar sinais elétricos para diversos componentes do veículo. Isso permite a ativação das luzes de freio, a comunicação com a BCM e outros sistemas de controle.
Conexões do Interruptor do Pedal de Freio
Com base no diagrama fornecido, vamos analisar cada uma das conexões do interruptor do pedal de freio e entender suas funções.
Terminal 01 (VD – Verde)
- Conexões:
- Luz de freio central (01)
- Lanterna traseira esquerda (03)
- Lanterna traseira direita (04)
- Unidade de controle da carroceria (M08)
- Função:
- Quando o pedal de freio é pressionado, o terminal 01 envia um sinal positivo (VD – Verde) para as luzes de freio e a BCM, acendendo as luzes de freio traseiras e a luz de freio central. Esse sinal também é enviado para a BCM para que outros sistemas do veículo possam responder adequadamente.
Terminal 02 (AM – Amarelo)
- Conexões:
- Caixa de relés e fusíveis interna (F31i)
- Função:
- Este terminal fornece uma conexão direta à caixa de relés e fusíveis, garantindo que o interruptor do pedal de freio esteja devidamente protegido e alimentado.
Terminal 03 (BJ/BR – Bege/Vermelho)
- Conexões:
- Unidade de controle da carroceria (P26)
- Unidade de controle do motor – UCM (PE4)
- Função:
- O sinal enviado por este terminal informa a BCM e a unidade de controle do motor (UCM) que o pedal de freio foi pressionado. Essa informação é crucial para a coordenação de sistemas como o ABS, controle de tração e outras funcionalidades relacionadas à segurança e desempenho do veículo.
Terminal 04 (VM – Vermelho)
- Conexões:
- Caixa de relés e fusíveis interna (F25i)
- Antena do imobilizador (03)
- Unidade de controle do ABS (28)
- Função:
- Este terminal garante a alimentação adequada do interruptor do pedal de freio e fornece sinais críticos para a antena do imobilizador e a unidade de controle do ABS. Isso assegura que o sistema ABS esteja ciente do estado do pedal de freio e possa ajustar a pressão de frenagem conforme necessário.
Importância do Interruptor do Pedal de Freio no Sistema ABS
A conexão do interruptor do pedal de freio ao sistema ABS é fundamental por várias razões:
Durante o diagnóstico, o sinal do interruptor do pedal de freio ajuda os técnicos a verificar se o sistema de frenagem está respondendo corretamente. Anomalias no sinal podem indicar problemas no interruptor ou em outros componentes do sistema de freios.
Sinal de Ativação do Freio:
Quando o pedal do freio é pressionado, o interruptor envia um sinal à BCM e ao módulo ABS indicando que os freios estão sendo aplicados. Isso permite que o módulo ABS comece a monitorar a pressão de frenagem e ajuste conforme necessário para evitar o travamento das rodas.
Coordenar Sistemas de Segurança:
O sinal do interruptor do pedal de freio é utilizado por diversos sistemas de segurança, incluindo o ABS, o controle de tração e o controle de estabilidade. A sincronização entre esses sistemas é essencial para garantir uma resposta rápida e eficiente em situações de frenagem de emergência.
Diagnóstico e Monitoramento:
Durante o diagnóstico, o sinal do interruptor do pedal de freio ajuda os técnicos a verificar se o sistema de frenagem está respondendo corretamente. Anomalias no sinal podem indicar problemas no interruptor ou em outros componentes do sistema de freios.
Edição: Pablo Eduardo
Revisão Técnica: Witer Marcos