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Neste artigo, abordaremos detalhadamente o processo de diagnóstico e testes do sistema ABS de um Renault Logan e Clio Authentique 1.0 12v 2020, dividido em três etapas essenciais.

Nesta primeira etapa, vamos nos concentrar na análise da alimentação elétrica do módulo ABS, utilizando o diagrama padronizado do Diagweb.

Entender o diagnóstico e testes do Sistema ABS, testar a alimentação e o aterramento do módulo ABS é essencial para garantir seu funcionamento correto. Exploremos o diagrama, identificar os componentes principais e descrever os passos para testar a alimentação e aterramento do módulo.

  1. Configuração do Multímetro:
    • Configure o multímetro para medir resistência (Ohms).
  2. Verificação de Resistência nos Pinos de Aterramento:
    • Pino 13:
      • Desconecte o módulo para evitar medições erradas.
      • Conecte uma ponta do multímetro ao pino 13 e a outra ponta ao chassi do veículo.
      • Leitura Esperada: A resistência deve ser próxima de 0 ohms.
    • Pino 38:
      • Conecte uma ponta do multímetro ao pino 38 e a outra ponta ao chassi do veículo.
      • Leitura Esperada: A resistência deve ser próxima de 0 ohms.
Imagem ilustrativa.
  1. Configuração do Multímetro:
    • Configure o multímetro para medir tensão DC (VDC).

  1. Verificação de Tensão nos Pinos 01, 25 e 28:
    • Pino 01:
      • Conecte a ponta negativa do multímetro ao ponto de terra (chassi do veículo).
      • Conecte a ponta positiva do multímetro ao pino 01.
      • Leitura Esperada: A tensão deve ser entre 12V e 14V (para um sistema de 12V).
    • Pino 25:
      • Mantenha a ponta negativa do multímetro no ponto de terra.
      • Conecte a ponta positiva do multímetro ao pino 25.
      • Leitura Esperada: A tensão deve ser entre 12V e 14V.

No diagrama, o fusível F25i está mostrado como parte de uma caixa de fusíveis interna, conectado ao pino 28 do módulo ABS. Fusíveis internos geralmente protegem circuitos específicos que podem ser de alimentação constante (+30) ou chaveada (+15).

Para determinar a função exata do F25i, podemos considerar duas possibilidades comuns:

  1. Linha +30 (Alimentação Constante)
    • Função: Se o F25i fornece uma linha +30, ele fornece alimentação constante diretamente da bateria. Isso é comum para módulos que precisam de energia contínua para manter certas funções, mesmo quando o veículo está desligado.
  2. Linha +15 (Alimentação Chaveada)
    • Função: Se o F25i fornece uma linha +15, ele está ligado à alimentação chaveada, ou seja, a alimentação é fornecida somente quando a chave de ignição está na posição “ligado”.

Para determinar com certeza, você pode verificar e medir a tensão no fusível F25i com um multímetro.

Utilizando o Pinout Gráfico do Diagweb, descobrimos que o fusível F25i está conectado em paralelo a dois outros componentes além do módulo ABS, algo que não poderia ser visto apenas no diagrama elétrico. Esta informação exclusiva é de grande importância.

Além de estar conectado ao interruptor de posição do pedal de freio, o F25i também está ligado à antena do imobilizador.

Diagnóstico e Testes do Sistema ABS

Um mau funcionamento na antena do imobilizador pode causar problemas no fusível F25i, vejamos como isso pode acontecer:

Conexões e Componentes Envolvidos

  • Fusível F25i: Protege a linha de alimentação conectada ao módulo ABS, ao interruptor de posição do pedal de freio e à antena do imobilizador.
  • Antena do Imobilizador: Parte do sistema de segurança do veículo, responsável por receber e transmitir sinais entre a chave de ignição e a unidade de controle do imobilizador.

Possíveis Efeitos de um Mau Funcionamento

  1. Sobrecarga Elétrica
    • Causa: Se a antena do imobilizador apresentar um curto-circuito ou começar a consumir mais corrente do que o normal, isso pode sobrecarregar a linha de alimentação.
    • Efeito: O fusível F25i pode ser acionado (queimado) para proteger o circuito, interrompendo a alimentação para o módulo ABS e outros componentes conectados.
  2. Interferência no Sinal
    • Causa: Um mau funcionamento pode gerar sinais elétricos erráticos ou ruído elétrico na linha de alimentação.
    • Efeito: Pode causar mau funcionamento ou falhas nos componentes conectados, como o módulo ABS e o interruptor de posição do pedal de freio, embora isso seja menos comum do que uma sobrecarga direta.
  3. Falhas Intermitentes
    • Causa: Problemas intermitentes na antena do imobilizador podem resultar em falhas elétricas esporádicas.
    • Efeito: Pode levar a uma situação em que o fusível F25i não queima imediatamente, mas os componentes conectados experimentam falhas intermitentes ou desempenho inconsistente.
Diagnóstico e Testes do Sistema ABS
  1. Configuração do Multímetro: Configure o multímetro para medir continuidade ou resistência (Ohms).
  2. Fusível F03:
    • Remova o fusível e meça a continuidade entre as duas pontas.
    • Leitura Esperada: Deve haver continuidade (resistência próxima de 0 ohms).
  3. Fusível F06:
    • Remova o fusível e meça a continuidade.
    • Leitura Esperada: Deve haver continuidade.
  4. Fusível F25i:
    • Remova o fusível e meça a continuidade.
    • Leitura Esperada: Deve haver continuidade.

Realizar esses testes de alimentação e aterramento é crucial para garantir que o módulo ABS está funcionando corretamente. Problemas na alimentação ou aterramento podem causar falhas no sistema ABS, comprometendo a segurança do veículo.

Seguindo estes passos, você poderá diagnosticar e resolver qualquer problema potencial na alimentação e aterramento do módulo ABS. Na próxima etapa, abordaremos o teste dos sensores de velocidade das rodas.

Edição: Pablo Eduardo
Revisão Técnica: Witer Marcos

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