Start-Stop do Fiat Argo ou Fiat Cronos inoperante, falhas que afetam o funcionamento do sistema
O sistema start stop desliga o motor do automóvel de forma automática quando ele para e volta a ligá-lo, instantaneamente, quando o motorista deseja movimentar o veículo.
O sistema tem como objetivo diminuir o consumo de combustível. Além disso, foi projetado pensado para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera.
Problema: Start-Stop inoperante, falhas que afetam o funcionamento do sistema.
Veículo: Fiat Argo e Fiat Cronos
Motores: 1.0 6V GSE, 1.6 8V GSE, 1.8 16V E.Torq
Sistema Start & Stop pode deixar de operar corretamente devido as seguintes causas:
- Falha que ocorre tratando-se do sensor IBS (Sensor Inteligente da Bateria) não calibrado, representado na BCM (Módulo de Controle da Carroceria) em DADOS, quando o status indica VERDADEIRO.
Esse parâmetro pode ser verificado na BCM (Módulo de Controle da Carroceria) na aba DADOS (CALIBRAÇÃO IBS) ele tem de apresentar o valor FALSO para que o sistema Start-Stop funcione perfeitamente. - Falha comum ocorrendo em relação ao status de carga da bateria abaixo do especificado que é 76%, isso ocorre com mais frequência em veículos que rodam pouco no dia a dia.
Esse parâmetro é verificado na ECM (Central de Injeção) na aba DADOS (STATUS DE CARGA DA BATERIA). - O sistema também deixa de funcionar caso os parâmetros da bateria (SOC, SOH, SOF) estejam incorretos, ou seja, indicando VERDADEIRO. Para verificar os parâmetros da bateria acessar o BCM (Módulo de Controle da Carroceria) na aba Dados.
O correto é que o status dos parâmetros (SOC, SOH,SOF) indique FALSO.
Possíveis soluções encontrada na falha:
Caso o parâmetro do sensor IBS indique verdadeiro, está fora do padrão e deve-se fazer a calibragem do sensor IBS:
- Fechar as portas, utilizando a chave;
- Deixar em repouso por um período acima de 3h e o sensor IBS será calibrado.
Em relação à correção do status de carga da bateria abaixo do especificado que é 76%:
- Solicitar recarga da bateria e verificar seu estado de saúde com equipamento específico, caso estado de saúde esteja ruim, substituir a bateria.
Os parâmetros SOC, SOH e SOF, são dos estimados por cálculos matemáticos durante a medição com equipamento apropriado, caso estejam comprometidos a bateria deve ser substituída:
- SOC – State Of Charge – É a capacidade atual (instantânea) da bateria. É a quantidade de capacidade que resta após a descarga de uma condição de carga máxima.
- SOH – Está frequentemente relacionado à perda de capacidade nominal da bateria. Quando a capacidade reduz para 80% da capacidade inicial, considera-se que a bateria atingiu seu fim de vida. SOH tem uma correlação
inversa com a resistência. - SOF – State of Function – Descreve como o desempenho da bateria atende às demandas reais durante as condições de operação.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos mecânicos e siga as redes sociais da Oficina Conectada no Instagram e Youtube.