Aquecido pelo motor, o combustível pode vaporizar-se formando bolsões de vapores que produzem distúrbios na injeção ou mistura. As consequências são:
- Perda de potência.
- Apagamento do motor.
- Dificuldades de partida quando quente.
Este efeito é comum em muitos veículos, por um curto período após o desligamento do motor o combustível parado no distribuidor e válvulas de injeção é superaquecido pelo calor propagado do motor, veja o gráfico.
Esse tipo de problema é comum em veículos mais antigos, quando a tecnologia da injeção eletrônica era ainda rudimentar. Porém, pode acontecer em veículos mais novos com situações extremas de defeitos mecânicos e eletrônicos.
Falhas no sinal do sensor de temperatura do motor ou circuito em curto.
Temperatura | Resistência | Tensão |
---|---|---|
0 | 5518 | 4,21 |
10 | 3585 | 3,88 |
20 | 2398 | 3,55 |
30 | 1647 | 3,08 |
40 | 1159 | 2,65 |
50 | 834 | 2,24 |
60 | 611 | 1,86 |
70 | 457 | 1,54 |
80 | 347 | 1,26 |
90 | 267 | 1,03 |
100 | 209 | 0,84 |
110 | 166 | 0,69 |
120 | 133 | 0,57 |
Válvulas de injeção com falta de estanqueidade, gotejando ou com fuga de combustível.
Terminais | Resistência | |
---|---|---|
Injetor 1 + 2 | A17 e A04 | 22 a 27 |
Injetor 1 + 3 | A17 e A02 | 22 a 27 |
Injetor 1 + 4 | A17 e A19 | 22 a 27 |
Injetor + bobina | A17 e bobina (2) | 11 a 13,5 |
Atualmente o módulo de injeção permite introduzir métodos para suplantar este efeito, como o aumento do tempo de injeção apoiado aos recursos do power latch, acionamento da bomba e injetores ao abrir o carro ou ligar a chave de ignição e aumento da pressão de combustível durante a partida.
O combustível quando não é de boa qualidade pode alterar como funciona o motor. Em altas temperaturas, o motor pode falhar, e nem sequer funcionar quando o combustível é muito ruim e chega a uma certa temperatura.
Se o motor gira mais livremente do que quando está quente, indicando compressão muito menor, verifique o torque dos parafusos do cabeçote.
O cabeçote também deve ser verificado para possíveis rachaduras e vazamentos (o clássico problema de junta queimada). Selos do cabeçote devem ser verificados para vazamentos, e todos devem ser corrigidos apropriadamente, para que o veículo possa funcionar.
Ficou alguma dúvida? Não conseguiu resolver o problema com as sugestões que colocamos aqui no artigo? Deixe sua pergunta aqui nos comentários, que ajudaremos!