Marca: Volkswagen;
Sistema: Injeção eletrônica;
Fabricante: Magneti Marelli;
Versão: 4GV;
Detalhes iniciais:
Luz EPC acesa no painel, rotação do motor limitada, motor sem potência.
Observação importante: O Fox iMotion apresenta algumas alterações nos relés principais do motor de partida, como ilustrado na imagem abaixo.
Essas modificações estão diretamente relacionadas ao sistema de partida do veículo, afetando a alimentação elétrica e o funcionamento do motor de arranque. Entender essas mudanças é essencial para diagnósticos precisos e reparos eficientes, garantindo o desempenho adequado do sistema.

Para entender mais sobre códigos de falhas, leia esse material que explica melhor sobre os códigos DTCs.
Diagnóstico Inicial:
Sintomas e Códigos de Falha:
Código de falha 16505 – throttle position sensor (G69) implausible signal.
Traduzindo: Sensor de posição do acelerador G69, sinal implausível.
Código de falha equivalente no padrão OBD: P0121
Histórico/Causa do Problema:
O veículo apresentava a luz EPC acesa permanentemente no painel, indicando falha no sistema eletrônico de controle do motor. Isso resultava em limitação da rotação e perda de potência, dificultando a condução.
Além disso, ao acelerar, o câmbio iMotion causava “trancos” constantes, tornando a direção desconfortável e insegura.
Diagnósticos possíveis:
A partir da leitura do código de falha P0121, que indica um problema no sensor de posição da borboleta de aceleração (TPS), foi realizada uma análise detalhada do diagrama elétrico do sistema de injeção eletrônica do veículo. Essa análise permitiu identificar os caminhos dos sinais elétricos entre o sensor TPS e a central de injeção eletrônica (ECU).

Ao verificar o diagrama, observou-se que o pino 4 do sensor de posição da borboleta está diretamente conectado ao pino 75 da ECU, responsável por transmitir os sinais de posição da borboleta. Testes de continuidade realizados no chicote elétrico apontaram para o rompimento do fio entre esses dois pontos, interrompendo o sinal crítico para o funcionamento do motor.
Essa interrupção resultava em sinais incoerentes para a ECU, ativando a luz EPC, limitando a rotação do motor e causando os sintomas de perda de potência e trancos no câmbio iMotion. O diagnóstico elétrico, aliado à leitura do código de falha, foi essencial para identificar a causa do problema.
Solução:
Reparo do chicote elétrico no trecho danificado e verificação de outros possíveis pontos de desgaste ou corrosão, garantindo o restabelecimento da comunicação entre o sensor TPS e a ECU. Após o reparo, recomenda-se um teste funcional do sistema para confirmar a resolução do problema.