Dark Light

Veículo:

Marca: Hyundai;

Modelo: Santa Fé

Sistema: Injeção eletrônica;

Fabricante: Delphi;

Versão: MT86;

Detalhes iniciais:

Este artigo aborda o diagnóstico e resolução das falhas P0019, P0300, P0302 e P0304 em um Hyundai Santa Fé 3.5, ano 2011, que apresentava problemas recorrentes mesmo após várias tentativas de manutenção. As falhas estavam relacionadas a uma irregularidade na marcha lenta e múltiplas falhas de combustão nos cilindros.

O veículo em questão passou por diversas manutenções, incluindo a retífica do cabeçote e a troca do kit de corrente de distribuição. No entanto, as falhas persistiram, o que levou à necessidade de uma análise mais aprofundada.

Para entender mais sobre códigos de falhas, leia esse material que explica melhor sobre os códigos DTCs.

Diagnóstico Inicial:

Sintomas e Códigos de Falha: 

O carro apresentava uma marcha lenta irregular e os seguintes códigos de falha:

  • P0019: Falta de correlação entre os sinais do sensor de fase e rotação.
  • P0300: Falha de combustão múltipla.
  • P0302 e P0304: Falhas de combustão nos cilindros 2 e 4.

Análise com Osciloscópio:

Foi solicitado ao reparador que coletasse os sinais dos sensores de fase e rotação usando um osciloscópio. A análise inicial indicou que o sincronismo do motor estava fora do especificado.

Coleta e Análise dos Sinais

  1. Banco 1
    • A coleta do sinal do banco 1 mostrou que os sinais estavam nas especificações, com os comandos de admissão e escape alinhados corretamente.
  2. Banco 2
    • Já a coleta do sinal do banco 2 revelou uma discrepância. O sinal do sensor de escape estava deslocado para a direita, indicando um atraso.

Possíveis Causas e Verificações:

Verificação do Sincronismo Mecânico

Apesar da garantia do reparador de que o sincronismo mecânico estava correto, foi necessário considerar outras possíveis causas para o problema, dado que o motor possui variadores de fase nos comandos de admissão e escape.

Análise das Eletroválvulas dos Variadores de Fase

Foi decidido investigar as eletroválvulas que controlam os variadores de fase, pois estas são componentes críticos que podem causar desvios no sincronismo se estiverem com problemas.

Solução Identificada

Teste da Eletroválvula

A eletroválvula do banco 2 foi retirada e testada. Verificou-se que a eletroválvula estava travada e não respondia aos comandos de controle, mesmo quando testada em uma máquina de teste de injetores.

Substituição da Eletroválvula

Após a substituição da eletroválvula, novos testes foram realizados. A coleta de sinais mostrou que os comandos estavam agora corretamente alinhados e o motor voltou a funcionar de maneira estável, sem gerar novos códigos de falha.

Conclusão

A falha no Hyundai Santa Fé 3.5 foi causada por uma eletroválvula de variador de fase defeituosa. A substituição da peça resolveu o problema de sincronismo e eliminou as falhas de combustão. Este caso destaca a importância de uma análise detalhada e do uso de ferramentas de diagnóstico precisas para identificar corretamente a causa raiz de problemas complexos em motores modernos.

Dicas para Reparadores

  1. Utilização de Osciloscópio: Ferramenta essencial para a análise de sinais e identificação de problemas de sincronismo.
  2. Verificação Detalhada: Mesmo após manutenções mecânicas, componentes eletrônicos como eletroválvulas devem ser testados.
  3. Manutenção Preventiva: Limpeza regular e substituição de componentes críticos podem prevenir falhas futuras.

Referências

  • Histórico de manutenções anteriores do veículo.
  • Coletas de sinais e análises realizadas durante o diagnóstico.
  • Procedimentos de teste e substituição de componentes defeituosos.
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