Já passou pela situação de conseguir ler os códigos de falha com o scanner e não ter a descrição do código?
Os Códigos de Falhas correspondem ao Protocolo OBD II (On Board Diagnostic Second Generation). Um sistema que permite diagnosticar os códigos de falha produzidos no veículo através de um equipamento de diagnóstico, sem necessidade de desmontagens prévias.
Aprenda a interpretar os códigos de falha conforme a sua configuração nesta matéria que preparamos para você.
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Dígito 1 – Designação de sistema.
O primeiro dígito refere ao sistema do veículo.
B – BODY
Sistemas do habitáculo:(assistência, conforto, conveniência e segurança tais como: ar condicionado, airbag, imobilizador, áudio e travamento de portas)
C – CHASSIS
Sistemas da carroceria:(freio, direção, suspensão, tração)
P – POWERTRAIN
Controle do motor e/ou da transmissão
U – NETWORK
Rede de comunicação entre sistemas
Dígito 2 – Tipo de DTC.
O segundo dígito informa se o código de falha é genérico ou específico de alguma montadora.
Caso o segundo dígito do código seja 1, ele é específico da montadora, caso contrário, é genérico, conforme a tabela.
Genérico | Específico | |
---|---|---|
0 | B0, C0, P0 ou U0 | |
1 | – | B1, C1, P1 ou U1 |
2 | P2 | B2, C2 ou U2 |
3 | B3, C3, P34 a P3F ou U3 | P30 a P33 |
Dígito 3 – Definição do sub-sistema.
O terceiro dígito informa qual o subsistema afetado pela falha.
O terceiro dígito informa qual o subsistema afetado pela falha.
P00, P01, P02 – Combustível e medição de ar;
P03 – Sistema de ignição ou falha de combustão;
P05 – Velocidade do veículo, controle de marcha-lenta e entradas auxiliares;
P06 – Computador e saídas auxiliares;
P07, P08, P09 – Transmissão
P0A, P0B, P0C, P0D – Propulsão Hibrida
P0E, P0F, P2C a P2F – A ser utilizado no futuro
P20, P21, P22 – Combustível, medição de ar e controle de emissões
P23 – Sistema de ignição ou falha de combustão
P24 – Controles auxiliares de emissões
P25 – Entradas auxiliares
P26 – Computador e saídas auxiliar
P27, P28, P29 – Transmissão
P2A, P2B – Combustível, medição de ar e controle de emissões
P30 a P33 – Específico por montadora
P34 – Desativação de Cilindros
P35 a P3F – A ser utilizado no futuro
Dígito 4 e 5 – Natureza da Falha.
Os últimos dois dígitos representam a natureza da falha e direcionam o reparador ao diagnóstico com maior precisão, para diagnosticar no alvo do defeito.
00 a FF – Descreve a falha
Podem variar de 00 a FF, pois é baseado no sistema de numeração hexadecimal.
Conector de Diagnóstico – NORMA SAE J1962.
Agora que você entendeu estrutura de um código de falha ficou simples entender como surgem todas as letras e números que aparecem no seu scanner.
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