Problema: Motor “engasga” no início da aceleração ou retomadas e luz da injeção piscando rapidamente próximo a 4000 rpm.
Retorno do Scanner:
DTC P0300 – Falha aleatória de ignição.
Histórico/Causa do Problema:
- A Luz da injeção piscava rapidamente próximo a 4000 rpm.
- Não havia outros registros de falha além do DTC P0300 – Falha aleatória de ignição.
Diagnóstico utilizando o Diagrama Elétrico:
Chevrolet Montana 1.4 8V – Bobina de Ignição sem BCM.
- Teste de Negativo Pulsante: Teste a existência de negativo pulsante vindo da UCE para acionamento do primário das bobinas.
- Teste de Resistência: Com ohmímetro, medir a resistência dos secundários.
- Teste de 12V: Com voltímetro, verificar a existência de +12V no terminal 2 da bobina a ligar a chave de ignição. (Essa tensão vem do relé principal);
Chevrolet Montana 1.4 8V – Bobina de Ignição com sistema AC Delco.
- Teste de Negativo Pulsante: Teste o circuito de ligação com a UCE e verificar a existência de negativo pulsante para acionamento do primário.
- Teste de Resistência: Com ohmímetro, medir a resistência dos secundários.
- Teste de 12V: Com voltímetro, ao ligar a chave, verificar a existência de +12V pós relé principal.
- Teste de Aterramento: Testar o aterramento com ohmímetro.
Após descartar as possibilidades de falhas nos elementos do sistema de injeção/ignição iniciamos os testes da parte mecânica, nos elementos que pudessem influenciar nas falhas de ignição.
Durante os testes de pressão de compressão do motor foi detectado:
- Pressão de compressão nos cilindros 1,2 e 4: 150 Psi.
- Pressão de compressão nos cilindros 3: 40 Psi.
Causa do problema identificado:
3º cilindro com pressão de compressão muito baixa.
Solução:
Reparo do cabeçote.