Dark Light

Marca: Volkswagen;

Sistema: Injeção eletrônica;

Fabricante: Bosch;

Versão: ME 7.5.30;

Detalhes iniciais:

O artigo aborda problemas recorrentes em motores apresentando dificuldade de partida a frio.

Observação importante: O conceito de funcionamento é o mesmo para a maioria dos veículos. As pinagens apresentadas são específicas para o módulo Bosch ME 7.5.30; no entanto, com os esquemas elétricos do Diagweb, é possível diagnosticar toda a frota nacional de maneira precisa e eficiente.

Para entender mais sobre códigos de falhas, leia esse material que explica melhor sobre os códigos DTCs.

Diagnóstico Inicial:

Sintomas e Códigos de Falha: 

Esses problemas costumam ser acompanhados por códigos de falha específicos que podem ser identificados com o uso de scanners automotivos.

  • P0118 (falha no sensor de temperatura do líquido de arrefecimento);
  • P0087 (baixa pressão na linha de combustível)
  • P0571 (falha no interruptor do pedal de freio) são comuns em veículos com esse tipo de problema.


Histórico/Causa do Problema:

O veículo apresentava problemas na partida a frio, especialmente em temperaturas mais baixas. O defeito ocorria intermitentemente, sendo mais perceptível nas primeiras partidas do dia.

Ao realizar a leitura com o scanner, foi identificado o código de falha P0118, apontando uma possível falha no sensor de temperatura do líquido de arrefecimento (ECT). Este sensor é responsável por informar à ECU (Unidade de Controle Eletrônico) a temperatura do motor, ajudando a ajustar a mistura de combustível para uma partida adequada.

Durante o teste do sensor, verificamos que ele não estava operando corretamente, fornecendo valores de resistência fora das especificações de fábrica. Isso causava um ajuste incorreto na injeção de combustível durante a partida a frio, resultando na dificuldade de partida.

Diagnósticos possíveis:

Passo 1: Verificar Alimentação e Aterramento

Os pinos de alimentação e aterramento são fundamentais para o funcionamento correto da unidade de controle eletrônico (ECU). No diagrama:

Aterramento: Inspecione o pino de aterramento para confirmar continuidade com o chassi do veículo. Um problema de aterramento pode causar falhas intermitentes ou falha completa do sistema de injeção.

Alimentação: Verifique os pinos 30 e 15 que recebem energia da bateria e ignição, respectivamente. Use um multímetro para garantir que esses pinos estão recebendo a tensão correta (aproximadamente 12V com a chave ligada).

Passo 2: Testar o Relé Principal (R13)

O relé principal é responsável por alimentar diversos componentes do sistema. Falhas nesse relé podem resultar na falta de acionamento de injetores, bobinas e outros módulos.

No diagrama, o relé principal (R13) está conectado ao pino 26 da ECU. Verifique se há continuidade e se o relé está funcionando corretamente. Um relé defeituoso pode impedir o funcionamento da bomba de combustível e da ignição.

Passo 3: Analisar Sensores Críticos

Sensores como o de rotação (PMS), posição do pedal do acelerador, pressão absoluta (MAP), temperatura do ar e temperatura da água são essenciais para o gerenciamento do motor. A falha em qualquer um deles pode gerar códigos de erro e afetar o desempenho.

Sensor de Rotação (PMS):

Conectado aos pinos 62+, 53 sinal e 67- da ECU. Teste o sensor com um osciloscópio ou multímetro para verificar o sinal de rotação. Esse sensor é essencial para o controle de ignição e injeção.

Sensor de Temperatura da Água:

Conectado ao pino 74 sinal. Verifique a resistência do sensor com o motor frio e quente. Um sensor de temperatura defeituoso pode causar dificuldades na partida a frio.

Sensor de Pressão Absoluta (MAP):

Conectado aos pinos 62+, 70 sinal da ECU. Use um scanner para verificar a leitura da pressão. Uma leitura incorreta pode causar mistura ar-combustível inadequada.

Passo 4: Verificar o Funcionamento dos Eletroinjetores

Os eletroinjetores (1 a 4) estão indicados nos pinos 73, 65, 79 e 59. Eles recebem sinal da ECU para a injeção de combustível.

Com um osciloscópio ou um multímetro, verifique se a ECU está enviando sinal PWM para os eletroinjetores. Um curto ou circuito aberto nesses pinos pode causar falta de injeção de combustível, resultando em falha na partida.

Solução:

No veículo específico, nosso parceiro identificou falha no sensor de temperatura do líquido de arrefecimento, após identificar que o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento (ECT) estava fornecendo leituras incorretas, foi recomendada sua substituição.

Esse sensor é fundamental para informar a temperatura do motor à unidade de controle eletrônico (ECU), que ajusta a mistura de ar e combustível conforme a necessidade do motor, especialmente em partidas a frio.

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