Dark Light

Neste artigo, abordaremos detalhadamente o processo de diagnóstico e testes do sistema ABS de um Renault Logan e Clio Authentique 1.0 12v 2020, dividido em três etapas essenciais.

Na primeira etapa, analisamos a alimentação elétrica do módulo ABS, utilizando o diagrama padronizado do Diagwebclique aqui para ler o conteúdo. Na segunda etapa, analisaremos os sensores de velocidade das rodas — clique aqui para ler o conteúdo.

Na terceira etapa, realizemos uma análise com foco nas conexões entre o módulo ABS, a unidade de controle da carroceria (BCM), a tomada de diagnose e o interruptor do pedal de freio.

Conexões CAN

Os terminais 25 e 14 do módulo ABS estão conectados à unidade de controle da carroceria (BCM) através da rede CAN (Controller Area Network). A rede CAN é essencial para a comunicação entre os diversos módulos eletrônicos do veículo.

  • Terminal 25 (CAN-H)
    • Cor do Fio: BJ/BR (Bege/Vermelho)
    • Função: Linha de alta velocidade da rede CAN, conectando o módulo ABS à BCM.
  • Terminal 14 (CAN-L)
    • Cor do Fio: AZ (Azul)
    • Função: Linha de baixa velocidade da rede CAN, conectando o módulo ABS à BCM.

Essas conexões permitem a troca de informações críticas entre o módulo ABS e a BCM, garantindo a sincronização e coordenação de ações para manter a segurança e eficiência do sistema de frenagem.

Conexão com a Tomada de Diagnose

A unidade de controle da carroceria (BCM) também está conectada à tomada de diagnose. Essa conexão é crucial para a realização de diagnósticos e leitura de códigos de erro durante a manutenção do veículo.

  • Tomada de Diagnose
    • Pinos: 06 e 14
    • Função: Permitir a comunicação entre o veículo e os equipamentos de diagnóstico externos, facilitando a leitura de dados e códigos de erro.

A tomada de diagnose possibilita que técnicos utilizem ferramentas de escaneamento para acessar informações armazenadas na BCM e outros módulos, ajudando na identificação e resolução de problemas.

Conexão com o Interruptor do Pedal de Freio

A BCM também está conectada ao interruptor de posição do pedal de freio, um componente fundamental para o sistema de frenagem e para a segurança geral do veículo.

  • Interruptor de Posição do Pedal de Freio
    • Conexões: F31i (alimentação) e F25i (alimentação via fusível)
    • Função: Detectar a posição do pedal de freio e enviar sinais à BCM, que por sua vez repassa informações ao módulo ABS e outros sistemas.

A conexão do interruptor do pedal de freio ao sistema ABS é fundamental por várias razões:

  1. Sinal de Ativação do Freio:
    • Quando o pedal do freio é pressionado, o interruptor envia um sinal à BCM e ao módulo ABS indicando que os freios estão sendo aplicados.
    • Isso permite que o módulo ABS comece a monitorar a pressão de frenagem e ajuste conforme necessário para evitar o travamento das rodas.
  2. Coordenar Sistemas de Segurança:
    • O sinal do interruptor do pedal de freio é utilizado por diversos sistemas de segurança, incluindo o ABS, o controle de tração e o controle de estabilidade.
    • A sincronização entre esses sistemas é essencial para garantir uma resposta rápida e eficiente em situações de frenagem de emergência.
  3. Diagnóstico e Monitoramento:
    • Durante o diagnóstico, o sinal do interruptor do pedal de freio ajuda os técnicos a verificar se o sistema de frenagem está respondendo corretamente.
    • Anomalias no sinal podem indicar problemas no interruptor ou em outros componentes do sistema de freios.

Função do Interruptor do Pedal de Freio

O interruptor de posição do pedal de freio é responsável por detectar quando o pedal de freio é pressionado e enviar sinais elétricos para diversos componentes do veículo. Isso permite a ativação das luzes de freio, a comunicação com a BCM e outros sistemas de controle.

Conexões do Interruptor do Pedal de Freio

Com base no diagrama fornecido, vamos analisar cada uma das conexões do interruptor do pedal de freio e entender suas funções.

Terminal 01 (VD – Verde)

  • Conexões:
    • Luz de freio central (01)
    • Lanterna traseira esquerda (03)
    • Lanterna traseira direita (04)
    • Unidade de controle da carroceria (M08)
  • Função:
    • Quando o pedal de freio é pressionado, o terminal 01 envia um sinal positivo (VD – Verde) para as luzes de freio e a BCM, acendendo as luzes de freio traseiras e a luz de freio central. Esse sinal também é enviado para a BCM para que outros sistemas do veículo possam responder adequadamente.

Terminal 02 (AM – Amarelo)

  • Conexões:
    • Caixa de relés e fusíveis interna (F31i)
  • Função:
    • Este terminal fornece uma conexão direta à caixa de relés e fusíveis, garantindo que o interruptor do pedal de freio esteja devidamente protegido e alimentado.

Terminal 03 (BJ/BR – Bege/Vermelho)

  • Conexões:
    • Unidade de controle da carroceria (P26)
    • Unidade de controle do motor – UCM (PE4)
  • Função:
    • O sinal enviado por este terminal informa a BCM e a unidade de controle do motor (UCM) que o pedal de freio foi pressionado. Essa informação é crucial para a coordenação de sistemas como o ABS, controle de tração e outras funcionalidades relacionadas à segurança e desempenho do veículo.

Terminal 04 (VM – Vermelho)

  • Conexões:
    • Caixa de relés e fusíveis interna (F25i)
    • Antena do imobilizador (03)
    • Unidade de controle do ABS (28)
  • Função:
    • Este terminal garante a alimentação adequada do interruptor do pedal de freio e fornece sinais críticos para a antena do imobilizador e a unidade de controle do ABS. Isso assegura que o sistema ABS esteja ciente do estado do pedal de freio e possa ajustar a pressão de frenagem conforme necessário.

A conexão do interruptor do pedal de freio ao sistema ABS é fundamental por várias razões:

Durante o diagnóstico, o sinal do interruptor do pedal de freio ajuda os técnicos a verificar se o sistema de frenagem está respondendo corretamente. Anomalias no sinal podem indicar problemas no interruptor ou em outros componentes do sistema de freios.

Sinal de Ativação do Freio:

Quando o pedal do freio é pressionado, o interruptor envia um sinal à BCM e ao módulo ABS indicando que os freios estão sendo aplicados. Isso permite que o módulo ABS comece a monitorar a pressão de frenagem e ajuste conforme necessário para evitar o travamento das rodas.

Coordenar Sistemas de Segurança:

O sinal do interruptor do pedal de freio é utilizado por diversos sistemas de segurança, incluindo o ABS, o controle de tração e o controle de estabilidade. A sincronização entre esses sistemas é essencial para garantir uma resposta rápida e eficiente em situações de frenagem de emergência.

Diagnóstico e Monitoramento:

Durante o diagnóstico, o sinal do interruptor do pedal de freio ajuda os técnicos a verificar se o sistema de frenagem está respondendo corretamente. Anomalias no sinal podem indicar problemas no interruptor ou em outros componentes do sistema de freios.

Edição: Pablo Eduardo
Revisão Técnica: Witer Marcos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Encontre diagramas elétricos, sincronismo do motor, torques de aperto e oscilogramas, caixas de fusíveis e muito mais.

Mais de 4.000 oficinas já são parceiras e ganham destaque no mercado. Seja o próximo!

Total
0
Share