Neste artigo, abordaremos detalhadamente o processo de diagnóstico e testes do sistema ABS de um Renault Logan e Clio Authentique 1.0 12v 2020, dividido em três etapas essenciais.
Na primeira etapa, analisamos a alimentação elétrica do módulo ABS, utilizando o diagrama padronizado do Diagweb —
Nesta segunda etapa, analisaremos os sensores de velocidade das rodas. Esses sensores são vitais para o funcionamento do sistema ABS, ao fornecerem os dados necessários para monitorar e ajustar a velocidade das rodas durante a frenagem.
Explicaremos como testar esses sensores, identificar possíveis falhas e garantir que eles estão transmitindo dados precisos ao módulo ABS.
Função dos Sensores de Velocidade das Rodas
Os sensores de velocidade das rodas, também conhecidos como sensores de rotação, são responsáveis por medir a velocidade de cada roda individualmente. Eles enviam esses dados ao módulo ABS, que utiliza as informações para ajustar a pressão dos freios e evitar o travamento das rodas.
Análise dos Sensores de Velocidade das Rodas do Tipo Magneto Resistivo
Com base no diagrama fornecido, analisamos as conexões e o funcionamento dos sensores de velocidade das rodas do tipo magneto resistivo.
Componentes e Conexões dos Sensores de Velocidade
- Sensor de Velocidade da Roda Dianteira Esquerda
- Conexão:
- Pino 1 (VD – Marrom): Conectado ao terminal 08 do módulo ABS (Sinal – MR)
- Pino 2 (MR – Verde): Conectado ao terminal 19 do módulo ABS (Terra – PT)
- Pino 1 (VD – Marrom): Conectado ao terminal 08 do módulo ABS (Sinal – MR)
- Conexão:
- Sensor de Velocidade da Roda Dianteira Direita
- Conexão:
- Pino 1 (VD – Marrom): Conectado ao terminal 28 do módulo ABS (Sinal – MR)
- Pino 2 (MR – Verde): Conectado ao terminal 18 do módulo ABS (Terra – PT)
- Pino 1 (VD – Marrom): Conectado ao terminal 28 do módulo ABS (Sinal – MR)
- Conexão:
- Sensor de Velocidade da Roda Traseira Esquerda
- Conexão:
- Pino 1 (PT – Preto): Conectado ao terminal 29 do módulo ABS (Sinal – MR)
- Pino 2 (MR – Marrom): Conectado ao terminal 17 do módulo ABS (Terra – PT)
- Pino 1 (PT – Preto): Conectado ao terminal 29 do módulo ABS (Sinal – MR)
- Conexão:
- Sensor de Velocidade da Roda Traseira Direita
- Conexão:
- Pino 1 (PT – Preto): Conectado ao terminal 01 do módulo ABS (Sinal – MR)
- Pino 2 (MR – Marrom): Conectado ao terminal 02 do módulo ABS (Terra – PT)
- Pino 1 (PT – Preto): Conectado ao terminal 01 do módulo ABS (Sinal – MR)
- Conexão:
Passo a Passo para Testar Sensores Magneto Resistivos
Configuração do Multímetro:
- Configure o multímetro para medir tensão DC (VDC).
- Teste de Sinal:
- Desconecte o sensor do chicote do veículo.
- Conecte a ponta de prova negativa do multímetro ao terminal de terra do sensor (pino 2) e a ponta positiva ao terminal de saída do sinal (pino 1).
- Gire a roda manualmente.
O multímetro deve mostrar uma variação de tensão conforme a roda gira. Se, no entanto, não houver sinal ou se a leitura for inconsistente, isso indica um problema no sensor.
- Teste de Continuidade:
- Desconecte o sensor do chicote do veículo.
- Meça a resistência entre os pinos 1 e 2 do sensor.
- Leitura Esperada: A resistência deve estar dentro do intervalo especificado pelo fabricante. Leituras fora desse intervalo podem indicar um sensor defeituoso.
Identificação de Problemas Comuns
- Sinal Ausente:
- Verifique se há continuidade no chicote do sensor. Um fio rompido pode causar a ausência de sinal.
- Inspecione visualmente o sensor e a roda para garantir que não haja danos físicos ou sujeira.
- Leituras Erráticas:
- Verifique a fixação do sensor e a proximidade com a roda dentada. Sensores soltos ou mal alinhados podem causar leituras erráticas.
- Inspecione os conectores e cabos para garantir que não haja corrosão ou mau contato.
- Falhas Intermitentes:
- Teste os sensores em diferentes condições de temperatura e operação. Sensores com falhas intermitentes podem funcionar corretamente em determinadas condições e falhar em outras.
Edição: Pablo Eduardo
Revisão Técnica: Witer Marcos