Dark Light

Veículos:

  • Marca:
    Citroen, Fiat, Peugeot;
  • Modelo:
    Boxer, Ducato, Jumper
  • Sistema: Injeção Eletrônica;
  • Motor: F1A 2.3 16V

Detalhes iniciais:

  • Luz do óleo piscando no painel.
  • Falha na regeneração do filtro de partículas. DPF – Diesel Particule Filter.

Diagnóstico:

Em primeiro lugar, a luz do óleo do motor pode piscar por mais de um motivo:

  • Manifestando que a vida útil do óleo chegou ao final e necessita ser trocado.
  • Indicando a necessidade de regeneração do filtro de partículas diesel – DPF
  • Emitindo falha no sistema de lubrificação, pressão do óleo baixa.

Analises:

  1. Da mesma forma, a regeneração do DPF é comandada em condições normais pelo módulo de controle do motor.
  2. Portanto, o sistema detecta que ha necessidade de regeneração do filtro de partículas através do sensor de pressão diferencial, que coleta informações de pressão através de dutos antes e depois do catalisador e monitora a temperatura dos gases através dos sensores de temperatura dos gases de escape.

Solução encontrada:

  • Em conclusão, quando a luz do óleo continua piscando e ainda há o registro de falhas indicando a necessidade de regeneração do filtro de partículas, deve-se realizar regeneração forçada do filtro através do scanner.

DICA EXTRA:

Dessa forma, aproveite um presente especial da Oficina Conectada e garanta o treinamento completo do EURO 5 – Sistema DPF, EGR e SCR.

O curso mostra informações, dicas e processos essenciais para um bom entendimento e manutenção nos sistemas de pós-tratamento de gases, que atendem à norma Euro 5 (Proconve P7 – L6 no Brasil).

Duração de Curso: 70 minutos.

Manual técnico: 85 páginas.

  • Normas Euro e Proconce
  • Evolução do óleo diesel
  • Principais poluentes provocados por motores a diesel.
  • Estratégias de redução de uso de motores diesel
  • Processo de acúmulo e regeneração em relação à carga de fuligem.
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