Veículos:
- Marca:
Citroen, Fiat, Peugeot; - Modelo:
Boxer, Ducato, Jumper - Sistema: Injeção Eletrônica;
- Motor: F1A 2.3 16V
Detalhes iniciais:
- Luz do óleo piscando no painel.
- Falha na regeneração do filtro de partículas. DPF – Diesel Particule Filter.
Diagnóstico:
Em primeiro lugar, a luz do óleo do motor pode piscar por mais de um motivo:
- Manifestando que a vida útil do óleo chegou ao final e necessita ser trocado.
- Indicando a necessidade de regeneração do filtro de partículas diesel – DPF
- Emitindo falha no sistema de lubrificação, pressão do óleo baixa.
Analises:
- Da mesma forma, a regeneração do DPF é comandada em condições normais pelo módulo de controle do motor.
- Portanto, o sistema detecta que ha necessidade de regeneração do filtro de partículas através do sensor de pressão diferencial, que coleta informações de pressão através de dutos antes e depois do catalisador e monitora a temperatura dos gases através dos sensores de temperatura dos gases de escape.
Solução encontrada:
- Em conclusão, quando a luz do óleo continua piscando e ainda há o registro de falhas indicando a necessidade de regeneração do filtro de partículas, deve-se realizar regeneração forçada do filtro através do scanner.
DICA EXTRA:
Dessa forma, aproveite um presente especial da Oficina Conectada e garanta o treinamento completo do EURO 5 – Sistema DPF, EGR e SCR.
O curso mostra informações, dicas e processos essenciais para um bom entendimento e manutenção nos sistemas de pós-tratamento de gases, que atendem à norma Euro 5 (Proconve P7 – L6 no Brasil).
Duração de Curso: 70 minutos.
Manual técnico: 85 páginas.
- Normas Euro e Proconce
- Evolução do óleo diesel
- Principais poluentes provocados por motores a diesel.
- Estratégias de redução de uso de motores diesel
- Processo de acúmulo e regeneração em relação à carga de fuligem.