Veículos:
- Marca: Renault;
- Modelo: Clio 1.0 D4D
- Sistema: Injeção Eletrônica;
- Fabricante: Siemens;
- Versão: SIM 32 e 34;
Detalhes iniciais:
- O veículo chegou com sintomas de falha na partida quando motor estava completamente frio, geralmente os sintomas se apresentava no início da manhã.
- A falha era intermitente, o motor não pegava e também não registrava código de falha
Diagnóstico:
Notamos que a eletrobomba da partida a frio era acionada, mas o injetor de combustível da partida a frio aciona-se por curtíssimo intervalo de tempo, insuficiente para injetar a quantidade de gasolina necessária para favorecer o funcionamento do motor.
Nos modelos, Clio 1.0 D4D 2006, a partida frio é ativada com temperaturas inferiores a 24ºC.
Analises:
- O tempo de abertura do injetor da partida a frio é comandado em Duty Cycle e varia em função do percentual de álcool que existe no combustível, ou seja, o tempo de abertura do injetor da partida a frio aumenta a medida que o percentual de álcool aumenta.
- Notamos que os paramentos para o funcionamento utilizados pela central de injeção estavam incoerentes com o combustível que estava sendo utilizado.
Solução encontrada:
- Foi feito um reset dos parâmetros autoadaptativos da central de injeção via scanner, em seguida deixamos o motor em marcha-lenta por 15 minutos, após isso, percorremos uma distância de 15 km com o veículo para que a central de injeção fizesse o “reaprendizado” e adotasse os parâmetros corretos de funcionamento.
- No dia seguinte, o tempo de acionamento do injetor da partida a frio aumentou.