Veículos:
- Marca: Peugeot;
- Modelo: 207 1.4 8V
- Sistema: Injeção Eletrônica;
- Fabricante: Bosch;
- Versão: Motronic ME7.4.9;
Detalhes iniciais:
- O veículo chegou na oficina após uma revisão de 40.000 KM na autorizada, na saída o carro apagou e não pegou mais.
- O Scanner da concessionária detectou falha no Sensor de Rotação.
- A falha era intermitente, o motor não pegava e também não registrava outras falhas a não ser no sensor de rotação.
Diagnóstico:
- Medimos o sinal negativo de comando que vem do módulo de injeção e entra para o relé da bomba de combustível (o relé fica interno na BSM) no pino 03 do conector preto de 16 vias circuíto nº 1226 estava ok.
- Medimos o sinal positivo que sai do conector cinza de 16 vias da BSM pino 11 circuito nº 1235 sendo enviado para a bomba de combustível estava ok, porém, não chegava positivo 12V até a bomba no momento da falha.
Problema encontrado:
- O circuito 1235 do fio que vai para a bomba passa pelo habitáculo do lado esquerdo do assento do motorista, o fio estava derretido e em curto (o chicote foi usado na instalação de um dispositivo de segurança, estava mal isolado no local da emenda);
- A falha do sensor de rotação era registrada após as partidas insistentes sem sucesso, na verdade, não havia defeito no sensor de rotação
Solução encontrada:
Após medir os sinais importantes e fazer os testes no Sensor de Rotação e BSM, o reparo do chicote foi feito e o problema foi solucionado.