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Em situações de falha na partida (motor não gira), esse diagrama ajuda na análise de possíveis áreas do circuito a serem investigadas. De acordo com o diagrama:

O relé de partida é comandado pela UCM de controle do motor através do envio de um sinal positivo.

86878530FBCOMFARelé departidaMotor departida

O módulo de controle da carroceria (BCM) monitora o contato da chave de ignição através do terminal c15, que muda o status de sua tensão quando é acionado a partida (linha +50).

C22A24A25C15C05C06Fusível0001,3 kΩ00ACCACCACCACCACC+15+15+15+15+15+50+50+50+50+50CAN-HCAN-LDesligadaAcessórios+15+50

C15 = 0VChave desligada e fora do cilindro
C15 = 12VChave desligada e no cilindro
C15 = C22Chave na posição + 15
0V < C15 < C22Chave na posição + 50

Ao receber o sinal de partida, o módulo de controle da carroceria (BCM) envia a solicitação de partida a UCM de controle do motor via rede de dados.

Outros sinais de entrada necessários para o acionamento do relé de partida:

Sinal p/n de posição da alavanca do câmbio (modelos com transmissão automática);

Interruptor P/N datransmissãoUnidade de controleda transmissãoautomáticaP/N

Sinal +12v do interruptor de posição do pedal da embreagem (no caso do câmbio mecânico).

FDEMB

Para modelos com sistema de partida sem chave, o sinal do botão de partida é enviado a unidade de controle do sistema de partida sem chave, em seguida, à unidade de controle da carroceria (BCM) que o envia ao módulo de controle de motor via rede de dados.

CAN-HCAN-LBotão de partida

É muito importante considerar que as principais causas de falha na partida (motor não gira), ainda estão relacionadas a:

  • Bateria fraca, descarregada;
  • Aterramentos deficientes por mal contato ou oxidações nos terminais do chicote;
  • Cabo negativo da bateria com resistência excessiva;
  • Motor de partida defeituoso.
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