Um VW JETTA equipado com Câmbio DSG DQ250 chega à oficina e o dono queixa de problemas no câmbio, quanto a troca de marcha (passadas e reduções) que não ocorriam no tempo certo e às vezes ou não ocorriam, em alguns casos ao desligar o veículo, ele não voltava.
Lembrando que o sistema DSG (Direct Shift Gearbox) é um sistema de troca diretas, portanto, diferente dos caixas automáticas convencionais. O sistema ainda dispõe das engrenagens, anéis sincronizadores e garfos, porém o acoplamento é feito por solenoides comandadas eletronicamente por uma central própria do câmbio.
Para iniciar o diagnóstico realizamos uma inspeção visual para checar a integridade mecânica da caixa de velocidades, pois tentar funcionar com alguma avaria estrutural oferece riscos de quebras e problemas mecânicos ainda maiores.
Com essa parte verificada, utilizamos o scanner e alguns códigos de falha relacionados a mecatrônica da caixa de marchas são mostrados, como sensores e atuadores solenoides.
Ao realizar a desmontagem do conector elétrico da mecatrônica para os testes, ele se encontra todo encharcado de óleo, que é um condutor de eletricidade, propiciando curtos e processo de oxidação no sistema de controle da transmissão.
Quando desmontamos a parte mecatrônica, a placa eletrônica estava embebida de óleo, mas sem danos severos ou oxidações,
Em casos menos graves como esse, uma simples limpeza com álcool isopropílico resolve o problema, mas em casos mais graves pode-se reparar o módulo ou até trocá-lo, ambos com alto custo de manutenção.
A simples falta da manutenção periódica nesse sistema como uma troca do fluido da transmissão, filtros e retentores, acarreta danos severos ao sistema podendo ocasionar até a troca completa do sistema de transmissão.
Acompanhe agora o procedimento de troca do fluido de transmissão segundo o indicado pela fabricante, seguindo os intervalos de troca de 60000 km ou 3 anos, também a quantidade e especificação correta do lubrificante que você encontra na OFICINA CONECTADA:
Drenagem
- Ligue o equipamento de diagnóstico e verifique se a temperatura do óleo da caixa de câmbio está abaixo dos 45°C antes de começar o trabalho;
- Certifique-se de que a ignição está desligada;
- Pressione o freio de estacionamento;
- Certifique-se de que a alavanca seletora está na posição “P”;
- Desmonte o bujão de verificação do nível e o tubo do nível;
- Drene o fluido da caixa de câmbio;
- Substitua o filtro;
- Monte o tubo do nível;
ATENÇÃO: Não ligue o motor com pouco ou nenhum óleo.
Enchimento
- Encha a caixa de câmbio com a quantidade especificada utilizando a VAS 6262 / A / 6
- Certifique-se de que a alavanca seletora está na posição “P”;
- Deixe o motor funcionando;
- Com o pedal do freio pressionado, selecione cada uma das marchas durante um mínimo de 3 segundos e depois volte a alavanca seletora para “P”;
- Coloque o bujão de verificação do nível com a junta nova;
- Verifique o nível do óleo, e se necessário, ateste.
Verificação do Nível
ATENÇÃO: Certifique-se de que a caixa de câmbio não está em modo de funcionamento de Emergência. Não ligue o motor com pouco ou nenhum óleo.
- Certifique-se de que a alavanca seletora está na posição “P”;
- Ligue o motor;
- Ligue o equipamento de diagnóstico para verificar a temperatura do óleo;
- Certifique-se de que o óleo está a uma temperatura máxima de 45°C. Se a temperatura for mais elevada, espere que a caixa de câmbio a arrefeça;
- Pressione o pedal do freio. Selecione cada uma das marchas durante pelo menos 3 segundos e em seguida volte a colocar a alavanca seletora em “P”;
- Certifique-se de que o óleo está a uma temperatura de 35°C;
- Desmonte o bujão de verificação do nível e verifique o nível;
- Se o óleo escorrer lentamente pelo orifício do nível antes de a sua temperatura ter atingido 40°C, o nível está correto;
- Ao verificar o nível do óleo, ignore as subidas de nível do óleo que ocorrem de 30 em 30 segundos devido ao arrefecimento da embreagem;
- Se não houver perda de fluido visível, coloque o bujão de verificação do nível com a junta nova;
O bujão de verificação do nível tem de ser recolocado antes de a temperatura atingir os 45ºC.