Marca: FIAT
Sistema: Transmissão Dualoigc
Veículos: Idea, Línea, Palio, Punto, Siena, Strada, Stilo
Sintomas: Acionamento constante da Bomba hidráulica que fica ligando e desligando.
Verificar quanto a presença de vazamentos de óleo para o lado externo do câmbio.
Analisar se o nível de óleo está a baixo do especificado, despressurizar o sistema para verificar se nível de óleo está correto.
(Scanner EDI Original FIAT) para despressurização da pressão acumulada
- Rotinas de diagnóstico. 2. Despressurização de pressão acumulada.
Observações: Caso não haja vazamento e a bomba permaneça acionada constantemente: - O defeito poderá ser interno.
- Possível travamento em uma válvula de retorno, ou alguma eletroválvula travada aberta.
- Pode-se utilizar os comandos de atuadores via scanner para efetuar o teste elétrico das eletroválvulas.
Nota: O scanner não mostra que a eletroválvula está atuando, apenas efetua o comando, para verificar a atuação deve-se observar o acionamento.
(Scanner EDI Original FIAT) para o teste de atuadores
- Opção câmbio Dualogic (MTA);
- Monitorar parâmetros erros;
- Parâmetros do câmbio (1);
- Teste de atuadores
- Selecionar o atuador que deseja testar e efetue o comando de teste.
O acionamento da bomba só é feito pelo sistema quando a pressão atinge valores abaixo de 37 bar e após quatro trocas de marchas com veículo ligado. Verificar com o scanner a pressão caso esteja caindo rapidamente: Existe um vazamento ou alguma eletroválvula travada;
Nota: Quando existe algum vazamento devido eletroválvula ou a válvula de não retorno travadas, ao aproximar do reservatório de óleo é possível constatar (ouvir) o óleo retornando para o mesmo.
(Scanner EDI Original FIAT) para a verificação da pressão
- Opção câmbio Dualogic (MTA);
- Parâmetros do câmbio (1);
- Verifique a pressão do circuito hidráulico em Bar (a pressão não deverá cair bruscamente).
Nota: Se for efetuada troca do kit Dualogic, reconhecer um novo atuador, fazer a autocalibração do kit. Após todo o reconhecimento rodar com veículo efetuando arrancadas e várias trocas de marchas.
(Scanner EDI Original FIAT) para o reconhecimento de um novo atuador e auto calibração do sistema
- Opção câmbio Dualogic (MTA);
- Rotinas de diagnóstico;
- Novo atuador;
- Auto calibração do sistema;